domingo, 24 de junho de 2012

Sorri é o cacête


Forças protocolares de um país no hemisfério sul, obrigaram o então presidente, em função de seu posto, a receber um Deputado desafeto político e tido pelo anfitrião como a personificação da antiética. Os holofotes da imprensa ávidos por registrar o inusitado explodiram seus flashes sobre a dupla. Em meio aquela cena, um sisudo general ouve do deputado:
- sorria presidente.

- sorrio se eu quiser, estou em meu gabinete e na minha casa! Aqui faço eu o que eu quero!

Caem as cortinas.

O presidente não era exatamente um retrato de candura. Vindo da cavalaria do exército, não raro se confundia cavalo e cavaleiro. Dizia preferir o cheiro do bicho ao do homem (do ser humano, bem entendido), sugeria a um grupo de crianças o suicídio coletivo por se verem suas famílias obrigadas a viver com um salário mínimo, era avesso a imprensa e reza o cancioneiro popular que debaixo de seu quepe de general cultivava frondosa galhada.

Herdei do meu pai a desconfiança da verdade absoluta. Não sei se cultivou esse traço por ser advogado ou se tornou bacharel por já ter essa característica e por não dispor de provas contundentes do dito delito posso apenas lembrar que não basta à mulher de César ser correta, tem também que parecer correta. Diz ainda aquele mesmo cancioneiro que o que está na boca do povo ou foi ou é ou será. De qualquer forma resta- nos apenas torcer para que o ninho de amor do casal não tenha sido dividido com surfistas marombados.

Nessa terra do imaginário, um ex-presidente recebe e chama de camarada um líder vindo do extremo oriente, reconhecidamente um contumaz desrespeitador dos direitos humanos, lidera um partido que se afundou na lama, se acha acima do bem e do mal, assim aparece sem melindres sorrindo ao lado de figuras como Sarney, Renan e Collor e por último ao lado daquele deputado sobrevivente, ainda uma nefasta figura do lado escuso da política e da ética.

Eu que me esgoelei nas ruas prometendo que a união do povo impediria sua derrota moral, me surpreendo com estranha e saudosa lembrança do ex-general cujas palavras foram registradas na imprensa, mas não como haviam sido cozidas em seus limitados neurônios.

O mínimo que me vem à cabeça para esse palhaço que cultiva a ignorância como um troféu é a expressão do mal falado galhado:

Sorri é o cacête!

Nenhum comentário:

Postar um comentário